Pages

quinta-feira, 18 de março de 2010

BRASIL UM PAÍS DE TODOS


É muito triste abrir o jornal, ou ligar a tv, e ver uma multidão de pessoas mobilizadas por puro interesse político!
O Pré-Sal, que deveria ser um orgulho e uma benesse para todos os brasileiros, está sendo alvo de interesses escusos de alguns grupos políticos (em pleno ano eleitoral, diga-se de passagem)!
Na semana passada, os deputados decidiram que os royalties (espécie de compensação financeira paga para os estados exploradores) deveriam ser distribuídos de forma igualitária entre todos os estados e municípios do país, e não mais fazendo distinção entre o Estado-Produtor e os demais. 
Devido a isso, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, convocou uma passeata para a última quarta-feira, para que a população do Rio se demostrasse indignada com a quota de distribuição proposta pela emenda do deputado Ibsen Pinheiro.
                                     

A divisão aprovada na Câmara é de que 30% dos royalties sejam destinados aos estados, 30% aos municípios e 40% à União, sem tratamento diferenciado para os produtores.
O principal argumento dos parlamentares favoráveis à mudança das regras é de que o petróleo pertence "a todo o país", o que justificaria uma distribuição igualitária dos royalties.
Os defensores da distribuição igualitária dizem também que todos os estados acabam pagando, por meio da União, pelas pesquisas da Petrobras e pelos testes nos poços, e por isso também devem ser beneficiado com royalties.
Em resposta, o governador do Rio, disse que a perda de receita afetaria as obras para os Jogos Olímpicos de 2016 e para a Copa de 2014, argumento que acabou mobilizando toda a população para a caminhada da tarde de ontem.

Com tanto patrocinador, a gente finge que acredita então!




Ale Bonorino
















Nenhum comentário:

Postar um comentário